sábado, 22 de janeiro de 2011

Fiquei colorida com esta notícia.

Oi gente, hoje lendo alguns blogs, tarefa que eu faço sempre, porque temos que manter as antenas vivas, me deparei com uma notícia, que para mim foi alarmante, pois faço uso diário de filtro solar, uso-os há muitos anos, devido  a muitos problemas nesta minha cútis, fofa, não só no rosto, mas faço uso em todo o corpo e sempre, porque só em nível de conhecimento, até a luz do computador queima a nossa pele, assim como a luz artificial das lâmpadas, então, eis que estou imune. Não, não, felicidade minha se estivesse, falando sobre alguns fragmentos de uma entrevista no blog: http://arraseecase.blogspot.com/ ao Dr. Lair Ribeiro e que ele fala sobre os  filtros solares, tem vários trechos que achei muito interessante e de muita valia, afinal, saber mais é sempre bom.
Ele fala que os filtros solares brasileiros em sua maioria não funcionam e ainda engordam, mas vocês devem estar perguntando como assim? Não funciona e ainda engorda?.
Ele fala que: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos, que são os UVA.
E engordam por que? Porque Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc), essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.
Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.




O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com "peito e bunda".
Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Os filtros que não engordam são os tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.
Outro fato que ele relata na entrevista é sobre o FPS: Para entender corretamente, FPS é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar ao sol sem ficar vermelha.




Se eu for explicar de uma maneira acessível seria assim: uma pessoa vai para o sol ao meio dia, de biquíni, liga o cronômetro e marca quantos minutos leva para sua pele começar a ficar vermelha. Vamos dizer que a pele dela começou a ficar vermelha em 20 minutos. 
Se essa pessoa resolver usar um filtro com FPS 15, isso quer dizer que sua pele estaria protegida por um tempo 15 vezes maior: 20 X 15 = 300. Nesse caso isso daria 300 minutos ou 5 horas, o que significa que com esse FPS essa pessoa poderia ficar ao sol por 5 horas sem ficar vermelha.
Se a mesma pessoa resolvesse usar um filtro com FPS 70, estaria protegida por 15 X 70 = 1400 minutos, ou 20 horas.
Logo chegamos a conclusão de que jogamos din din fora, pois ninguém fica 20 horas expondo-se ao sol e nem tem sol para tantas horas né?
O índice FPS indica quanto o produto protege contra a radiação UVB.




O índice PPD indica quanto o produto protege contra a radiação UVA.
As pessoas estão acostumadas a ver qual é o FPS, mas o que elas devem checar mesmo é se no rótulo do produto consta o PPD, ou seja, o fator de proteção contra raios UVA.
Somente se estiver escrito o PPD no rótulo, o produto será útil contra os raios UVA.
Pessoal, para vocês verem a entrevista na íntegra, cliquem aqui, é muito boa mesmo.
Beijins e uma ótima semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os preferidos