quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maquiagem de má qualidade pode prejudicar sua pele

O principal objetivo da maquiagem, que atualmente também pode ter funções hidratantes, protetoras e antiidade , é deixar a mulher mais bonita. Entretanto, dependendo da maneira como ela foi desenvolvida, o resultado pode ser o inverso. E pior: ainda trazer prejuízos para a saúde. Os problemas mais comuns causados pela maquiagem de má qualidade são alergias, irritação da pele, acne e irritação. O mais grave é a contaminação do produtos com infecção por bactérias resistentes, diz a médica Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como evitar, então, batons, sombras e bases de má qualidade? Deve-se prestar atenção não só à cor ou ao preço, mas também à qualidade e data de validade do cosmético, como também à reputação e procedência da marca . Confira se ela sempre segue padrões rigorosos que não causem problemas de saúde, se é dermato e/ou oftalmologicamente testado e também se já teve problemas na Anvisa devido à qualidade de seus produtos, responde a também dermatologista Gisele Barbosa.

No caso dos produtos específicos para os olhos, os sintomas são coceira, sensação de queimação/ardor e vermelhidão na conjuntiva. Em alguns casos, podem ocorrer conjuntivite e blefarite, que são inflamação e/ou infecção localizadas nos olhos. E se não for diagnosticada ou não for bem tratada, pode causas danos à visão. Isto é, podem ter consequências graves e não apenas um incômodo momentâneo, alerta a Drª Gisele. Outro possível problema, que também vale para produtos como base e blush, é a ocorrência de manchas no rosto.
Além da falta de qualidade, a data de validade vencida também prejudica a cútis. No caso de maquiagens que têm a data de validade vencida (e nesse caso pode ser até marcas de qualidade), o perigo é que o cosmético vira foco de proliferação de bactérias ou fungos e portanto, podem causar sérios problemas nas usuárias. Os conservantes e a composição estável do cosmético são preparados e garantidos apenas para aquela determinada data de validade. Atenção também se o cosmético alterou odor, cor ou textura, pois mesmo se não tiver data vencida, pode ter sido armazenado em local inapropriado e portanto, estar impróprio para uso, ensina a médica Gisele.
Se aparecer algum desses sintomas, o uso da maquiagem deve ser suspenso imediatamente. Além de parar imediatamento com o produto, recomendo acalmar a pele com compressas de chá de camomila, evitar usar qualquer produtos sem recomendação médica e procurar um especialista, fala Denise Steiner.

Fonte: http://suapele.terra.com.br/interna.php?id_conteudo=267&pagina=3

Achei interressantes na net e resolvi colocar aqui praocês.
beijins.

Um comentário:

Os preferidos